Skip to content

Projeto social VOAR

O Projeto VOAR, desenvolvido pelo IBADE atende jovens entre 14 a 24 anos, pertencentes a famílias de baixa renda ou que vivem em situação de vulnerabilidade social. O grande objetivo é contribuir com o desenvolvimento integral desses jovens.

Certificado pelo CMAS – Niterói (Conselho Municipal de Assistência Social), o projeto adota a proposta construtivista, que leva o adolescente a explorar e descobrir todas as possibilidades, contribuindo para o exercício da cidadania.

Oportunidade aos jovens

Atende jovens entre 14 a 24 anos

Certificado pelo CMAS

Conselho Municipal de Assistência Social

Nosso objetivo

Contribuir com o desenvolvimento integral desses jovens

+ Sobre o projeto

Os Jovens participarão de forma protagonista, na medida em que tem a oportunidade de escolherem a participação no Projeto Voar. Caso necessário será realizada visitas domiciliares para conhecer a realidade familiar e oferecer aos adolescentes e suas famílias, as informações para que possam decidir se desejam ingressar no projeto. Eles participarão do programa de aprendizagem de Iniciação em word e excel, onde os conteúdos são flexibilizados e ampliados, conforme a necessidade da turma em aprofundar certos conhecimentos e dinâmicas de trabalho para o mundo do trabalho.

Durante o projeto, as atividades de desenvolvimento pessoal, serão desenvolvidas com a participação dos jovens, que definem temas aos quais desejam discutir, refletir e debater. Nas atividades do Projeto Voar, os jovens desenvolverão habilidades e competências de comunicação, tecnologias de informação, inclusão digital, acesso ao conhecimento de direitos e deveres, saúde, atualidades e conhecimentos básicos de orientação para escolha profissional.

Durante o projeto, o desenvolvimento dos jovens é avaliado por meio de participação nas atividades, desenvolvimento de habilidades e competências, construção de novos conhecimentos, relatórios e aplicação prática dos conteúdos da iniciação profissional.

O processo de monitoramento acontecerá simultaneamente ao longo do programa, buscando observar qualquer dificuldade que os jovens apresentem na escola, na família ou no projeto. Os envolvidos no monitoramento serão a equipe de suporte técnico de colaboradores.

A captação dos Jovens será feita através de parceria com associações de moradores, CRAS Centro e a Coordenadoria da Juventude de Niterói.

O objetivo do projeto não é apenas capacitar o indivíduo e devolvê-lo para o estado de vulnerabilidade, sendo assim, as capacitações serão feitas com grupos pequenos que serão acompanhados pela Assistente Social durante sua capacitação, encaminhamento à rede socioassistencial caso haja necessidade e direcionamento de inscrição a sites de vagas de Jovem aprendiz/ trabalho. Somente após este período o indivíduo será considerado inserido socialmente e fora da zona de vulnerabilidade.

Bem-vindo ao novo site do IBADE

Recentemente atualizamos o nosso website, e para consultar dados de concursos mais antigos, você precisa acessar o website anterior, que está ativo em um outro link